top of page
Buscar

Mulheres

  • Foto do escritor: ressignificar2017
    ressignificar2017
  • 15 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

As mães são a estrutura e sustento emocional das crianças, que antes de torná-las, são MULHERES que necessitam de uma base de apoio.


No post sobre as crianças e os adolescentes, falamos sobre o choque de realidade que tivemos ao perceber a limitação de experiências disponíveis para elas. O que não foi diferente quando fizemos o mapeamento das famílias para a entrega de doações no período de pandemia.


Após 3 anos com atividades intensas com a crianças, sempre nos questionava sobre o acompanhamento e interesse dos pais e familiares que de 60 crianças, só conhecíamos 5 mães. Depois foi possível ver que se tratava de quase a metade, pois 60 crianças eram referentes a 13 famílias, que tem como média 4 filhos.


Além da quantidade de filhos, vimos que estas mulheres são praticamente sozinhas na criação de seus filhos, jovens com idade entre 20 e 35 anos, a maioria de estados como Pará e Maranhão sem familiares próximos, algumas saíram de casa por causa da gravidez, outras para acompanhar o companheiro e outras para sair de alguma violência doméstica.


Mulheres sozinhas, desamparadas, sem estrutura e conforto e atuando naquilo que as fazem ter uma visão de responsabilidade e autonomia, a maternidade. Não vamos mentir que esse assunto sempre foi pauta com o julgamento do por que não se prevenir ou simplesmente operar para não ter mais filhos. Porém, nem tudo é assim, simplesmente.


Prevenir quando não se tem conscientização ou sabem que de todas as mazelas, mais um filho nem é considerado um problema e operar?! A nossa legislação até 2022 limitava a idade para 25 anos, se já tivesse tido no mínimo 2 filhos e com autorização do cônjuge.


Percebemos ainda que essas mães da mesma forma que não nos conheciam, não se conheciam e algumas ainda já haviam tido situações de desavença, o que distanciava qualquer relação de amizade ou de comunidade necessária para a ajuda mutua e criação dessas crianças.


Criamos então, as palestras e conversas em grupo antes da entrega das doações, inicialmente a interação eram de poucas e hoje temos um grupo de falas e trocas de experiências maravilhosas.


Nos tornamos 50 mulheres com reuniões mensais, onde realizamos leitura de livros, dinâmicas em grupo e uma mudança significativa do nosso contato com elas e com as crianças.



 
 
 

Comments


bottom of page